Os animais domésticos tiveram um aumento em sua expectativa de vida, o que é motivo de felicidade, afinal, eles passam mais tempo com a gente.
Mas Infelizmente a incidência de animais com câncer é uma realidade muito comum e vem crescendo cada dia mais, tornando-se responsável pela perda de muitos cães e gatos. Este conjunto de doenças, tão temido pelos seres humanos, têm como característica o crescimento desordenado de células.
Nos cães, a doença é ainda mais propensa: estima-se que um em cada três cães desenvolverá alguma forma de câncer no decorrer de sua vida. Assim como acontece conosco, o câncer em animais pode ter sintomas bem inespecíficos, podendo muitas vezes evoluir de forma rápida e agressiva. Todos os sistemas do organismo podem ser afetados por essa condição. O câncer em animais pode surgir em um local e espalhar-se para outros pontos, na forma de metástases.
Algumas ações podem diminuir as chances de câncer nos animais, como alimentação saudável, controle do peso, prática de exercícios físicos e evitar exposição ao sol, à fumaça de cigarro, e também já se sabe que a castração precoce das fêmeas pode prevenir o câncer de mama.
O principal objetivo da oncologia veterinária é a manutenção do bem-estar e o aumento da qualidade de vida. A cura é vista como uma possibilidade em muitos animais. Tratamentos mais intensivos podem ser aplicados nos casos em que o controle da doença a longo prazo pode ser alcançado.